terça-feira, 19 de agosto de 2008

The Promised Land


O pais esta em guerra, mas as vidas seguem em frente.

O conflito persiste, mas longe. As terras prometidas, em especial a "Old Town" esta intocada, e e tratada com tal respeito e controle, que as armas nem se sentem... ou melhor, vem-se nas maos de autenticas criancas (supostamente treinadas) que se passeam nas ruas da cidade enquanto cumprem o mes de tropa obrigatorio por ano. Rapazes e raparigas. Todos. E todos estarao em breve nas listas para serem chamados para os locais de conflito se assim o pais requerer. Para ja, passeam-se com tranquilidade.



Uma paragem para a espiritualidade.

Sem nos deixarmos levar pelos amontoados de turistas, mais ou menos crentes, tomamos o tempo necessario para oracoes e meditacoes. Melhor sitio nao houve que nao a Basilica do Santo Sepulcro. Este é o local em Jerusalém onde a tradição cristã afirma que Jesus Cristo foi crucificado, sepultado e de onde ressuscitou no Domingo de Páscoa. Constitui um dos locais mais sagrados da cristandade."








Em cima, o tumulo onde a religiao crista acredita que o corpo de Jusus foi sepultado antes da reissureicao. Os fieis aqui vem benzer os seus crucifixos e tercos, na agua benta que brota to tumulo. Eu assim o fiz, como nao podia deixar de acontecer.

Seguir entao para descobrir o resto desta cidade cheia de Historia e Simbolismo, levou-nos ao Muro das Lamentações, ou Muro Ocidental, (Qotel HaMa'aravi הכותל המערבי em hebraico). Local mais sagrado do judaísmo. Este muro trata-se do único vestígio do antigo templo de Herodes, erigido por Herodes o Grande no lugar do Templo de Jerusalém inicial. Foi destruído por Tito no ano de 70. Muitos fieis judeus visitam o Muro das Lamentações para orar e depositar seus desejos por escrito.









E num dos edificios mais bonitos que alguma vez visitei, mais significado era impossivel ter (Dome of The Rock): "Não há local neste planeta que mais rapidamente possa exterminar parte substancial da Humanidade do que aquele a que os judeus chamam "A colina do Templo" e os muçulmanos "O Rochedo". Para os primeiros, trata-se do local onde se espera encontrar restos do 1º e 2º Templos de Salomão e onde pretendem construir o 3º, preparando assim a vinda do Messias. Para os segundos, é um local de dupla veneração, encontrando-se nele a Mesquita Al Aqsa onde Maomé subiu ao céu e o "Dome of the Rock", onde, pela última vez, rezou como ser humano. Para todos, inclusivamente os cristãos com todas as variantes da sua fé presentes em Jerusalém, trata-se de um dos mais nobres locais sagrados, merecendo ilimitado respeito."








Sem comentários: