quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O Farol ja nao existe... Mas o esplendor continua la.



Local de Antiga Maravilha do Mundo, "Alexandria é hoje o principal porto do Egipto, a principal cidade comercial e a segunda maior cidade do pais.

A cidade ficou conhecida por causa do empreendimento de tornar-se, na antigüidade, o centro de todo conhecimento do homem, com a criação da Biblioteca de Alexandria."

Fomos, por causa desta mesma biblioteca, e pelo "European look" da mesma, talvez ate para que fosse uma lufada de ar fresco nesta nossa viagem por paises arebes. E foi!




Uma biblioteca à altura do seu passado



A biblioteca reconstruída foi aberta ao público em outubro de 2002, e contém por volta de 400 mil livros. Seu sofisticado sistema de computadores permite ainda ter acesso a outras bibliotecas. A coleção principal destaca as civilizações do Mediterrâneo oriental. Com espaço para 8 milhões de livros, a Biblioteca de Alexandria procura realçar ainda mais a importância dessa cidade anciã.

Para os mais esquecidos, aqui ficam algumas "luzes" do que foi no passado e da importancia que teve para o mundo na altura:

"A Biblioteca de Alexandria foi uma das maiores bibliotecas do mundo e localizava-se na cidade egípcia de Alexandria. Considera-se que tenha sido fundada no início do século III a.C., durante o reinado de Ptolomeu II do Egito, após seu pai ter construído o Templo das Musas (Museum). É atribuída a Demétrio de Falero sua organização inicial. Estima-se que a biblioteca tenha armazenado mais de 400.000 rolos de papiro, podendo ter chegado a 1.000.000. Foi destruída parcialmente inúmeras vezes, até que em 646 a.C. foi destruída num incêndio acidental (acreditou-se durante toda a Idade Média que tal incêndio houvesse sido causado pelos árabes)."

Mas Alexandria acabou por surpreender por uma serie de outros motivos. Nem que fosse a nostalgia de se voltar ao Mediterraneo... E o meu querido ate aproveitou para se refrescar nas ondas do mesmo! Eu nunca poderia... a menos que fosse vestida e de lenco na cabeca... o meu biquini seria um autentico atentado ao pudor...!






Sem comentários: