segunda-feira, 28 de julho de 2008

Damascus Repleta de Historia!




Damascus, "É uma das mais antigas cidades do mundo, sendo mencionada pela primeira vez em tábuas de barro de 2500 a. C. descobertas numa cidade da antiga Mesopotâmia. Segundo esses registos, era a cidade do filho de Noé, tornando-se importante logo no ano 1900 a. C. Em 572 a. C. passou a ser controlada pelos babilónios, mas em 538 a. C. foram os persas que a conquistaram, tornando-a a capital da província persa da Síria. Mais tarde, foi dominada pelos romanos, atingindo um dos seus períodos áureos quando foi conquistada pelo califa Umar I no ano de 636, altura em que mudou a sua estrutura greco-romana para um estilo mais islâmico. Foi atacada pelas cruzadas e defendida pelo ilustre rei Saladino no século XII. Esteve cerca de 400 anos sob controlo otomano, passando no século XX a libertar-se desse domínio com as revoltas árabes. Em 1946, tornou-se a capital do estado independente da Síria. Entre os seus principais monumentos, destacam-se a Grande Mesquita (uma das maiores do mundo, datada de 708 d. C.); o Túmulo de Saladino; e as ruínas de um templo romano dedicado a Júpiter."

Quando a expectativa 'e elevada, muitas vezes nos sai o "tiro pela culatra"... Nao que nao tenha gostado de Damascus, apenas tivemos a sensacao de "mais-do-mesmo" onde apenas mudava um pouco a arquitecturas de alguns edificios de tamanho imperial.

A mesma confusao de sempre, mas um centro historico muito engracado onde um souk "ao comprido" ia crescendo sobe o olhar atento dos vidros do tecto que mais faziam lembrar o mercado de Milao.




Enfim, uns dias bem passados com mais e mais historia onde paramos um pouco para recarregar baterias e passear...




Travel Tips

- Sleeping: Al-Rabie Hotel, com uma zona comum muito cosy e ao estilo Sirio

- Libano: tentamos sim ir ao libano que fica a menos de 100km e onde ate se pode ir de taxi, mas na fronteira sao de tal ordem engenhosos que nos pedem dinheiro para sair e entrar no pais sem justificacao. O melhor 'e adquirir directamente na embaixada da Siria (em Damascus ou qualquer outra capital onde exista. Portugal nao tem.) um visto de multipla entrada para nao haverem confusoes nem necessidade de duplos pagamentos. Caso contrario assumimos que gastamos a "fundo perdido" com a brincadeira.

- Bus: muito bom viajar de bus na Siria! Oferecem-nos sempre agua ou bebidas e pelo menos um caramelo de boas vindas:)

Sem comentários: