domingo, 12 de outubro de 2008

Vislumbres da Índia




"(...) modernidade e arcaísmo, luxo e pobreza, sensualidade e ascetismo,incúria e eficácia, mansidão e violência, pluralidade de castas e de línguas, deuses e ritos, costumes e ideias, rios e desertos, (...), cidades e lugarejos, a vida rural e industrial à distância de séculos no tempo e juntas no espaço."

Octavio Paz





Acreditam que ainda não formei a minha opinião? É tudo tão confuso que não chegamos a entender se nos fascina ou atormenta! Mas, e apesar de já ca estar há um mês, digo com toda a certeza: Não conheço nada da India. Dois grandes motivos explicam: 1) Este pais é tão denso, tão profundo e tão peculiar, que levaria uma vida inteira compleendê-lo a fundo; 2) tenho estado numa comunidade mais ou menos isolada ao pé da cidade de Pondicherry que se dá pelo nome de Auroville. Esta última, não menos excêntrica, irei falar sobre, em breve.




Mas aqui ficam algumas das imagens com as quais me tenho cruzado diariamente, e acreditem, fazem parte de uma India tão "limpinha" comparativamente com outras cidades, que não servirá nem para amostra.



E que dizer da população e das relações interpessoais?? Tããããããooo amigos!!!

Nota: é normal ver-se esta ajuda mutua muitas vezes entre uma mota que puxa mais 3 bicicletas desta forma. Tudo por uma camaradagem sincera!

Sem comentários: